Contabilidade

Contabilidade societária, ter ou não ter, eis a solução

Business concept. Business people discussing the charts and graphs showing the results of their successful teamwork.

Diante do quadro que se apresenta nesse novo cenário econômico, empresas e gestores devem obrigatóriamente EXIGIR da contabilidade societária uma resposta salutar e exequível através da apresentação de demonstrativos financeiros devidamente exercidos e elaborados por profissional antenado, qualificado e capacitado para tal fim, que demonstrem transparência.

Sempre oriundo de um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SUSTENTÁVEL, devidamente elaborado e executado em toda a gestão empresarial, precedido por um DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL, que se perfaz por informações intrínsecas e extrínsecas sobre a empresa e seus gestores, pois acreditamos que a formação educacional qualitativa de seus idealizadores é condição primor para a sustentabilidade e continuidade de qualquer empreendimento.

A análise e aferição com os elementos direcionadores do patrimônio empresarial correspondem uma das melhores ferramentas que deve ser utilizada por gestores e profissionais, que tem a obrigação de perseguir os resultados positivos, possibilitando com isso, a implementação de melhorias que vislumbrem uma situação favorável para a empresa diante desse cenário de informações negativas.

Os maiores DESAFIOS das empresas de qualquer porte ou tamanho, e os fatores que devem implicar na implementação das melhorias são:

a)     Diversidade cultural.

b)    Impasses políticos e religiosos.

c)     Domínio de outro idioma.

d)    Dificuldade da identificação dos valores que devem dirigir a ação.

e)     Mão de obra desqualificada e despreparada.

f)      Dificuldades na integração de estratégias, operacionais, sistemas e pessoas.

g)     Burocracia local

h)    Ausência de transparêcia e de controle interno.

i)       Instabilidade de valores individuais.

j)       Fragilidade na infra-estrutura.

k)    Elevação de Juros e da Inflação

l)       Volatilidade cambial

m)  Inexistência de controle de custos/despesas e de planejamento.

As OPORTUNIDADES que podem passar despercebidas por gestores, empresas e profisisonais, que não se apresentam em condições de empreender nesse novo cenário econômico, são:

a)     Redução racional de custos/despesas com estudo e critério plausível.

b)    Aproveitamento da valorização da moeda nacional em relação ao Dólar.

c)     Valorização e fortalecimento do produto e marca.

d)    Aproveitamento das vantagens fiscais.

e)     Desenvolvimento de estratégias para os novos mercados.

f)      Identificar novos canais de distribuição e aprimoramento de eficiência.

g)     Buscar competitividade nacional e internacional.

h)    Obtenção de recursos financeiros a taxas mais salutares.

É verdade, que esses fatores indicados derivam de estudos e sua aplicação e entendimento estão diretamente ligados à performance educacional e cultural dos leitores e profissonais afetos, mesmo porque devemos nos conscientizar da limitação que norteia gestores e profissionais, mas devemos entender que as melhorias estão conotadas a observações e WORK LABOR, inseridos numa educação de qualidade.

Quando um parente próximo de sua familia está necessitando de cuidados médicos, é comum e normal procurar o sistema médico de saúde que tenha os melhores profissionais. Por que você acha que a saúde do patrimônio de seu empreendimento é diferente?

Talvez você pense que é melhor dar um ótimo funeral que empreender esforços para mantê-lo vivo?

A gestão empresarial tem perfeita sintonia com a vida em sociedade, só que na gestão você tem OPORTUNIDADE de evita um mal maior, pois sua falência levará sonhos, fantasias e pátrimônio familiar.

Em face das variáveis mercadológicas existentes, gestores devem se perguntar:

a)     A Contabilidade Societária da minha empresa expressa transparência e controle interno, que se configura com a gestão empresarial?

b)    Os demonstrativos financeiros são analisados e aferidos com o Planejamento Empresarial?

c)     As estretégias empresariais são resultantes de avaliações dos demonstrativos financeiros?

d)    O profissional responsável pela Contabilidade Societária como advogados, por exemplo, tem o perfil desejável que possa agregar valor á empresa?

e)     Tem os gestores e assessores total confiança no profissional responsável pela Contabilidade?

f)      O profissional apresenta regularmente um Diagnóstico Empresarial para o gestor?

g)     Empresas e gestores empresariais teem o conhecimento sobre os RISCOS envolvidos numa Contabilidade Societária desqualificada?

A democracia lhe dá a liberdade de interagir de conformidade com suas habilidades, limitadas ao conhecimento de DIREITO e OBRIGAÇÃO, que norteiam os costumes sociais, respondendo por seus atos e omissões, erro e dolo que possam derivar de sua ação.

Aproveite bem o tempo de LIBERDADE que a democracia lhe concede, pois um dia talvez, você poderá ter saudade por não ter agido oportunamente para conter e evitar um momento calamitoso.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.