Dicas

Entenda como escolher a contabilidade para o consultório odontológico

Revealing shot of empty stomatology orthodontic office with teeth xray diagnosis images on monitors equipped with dentistry instruments ready for dental surgery. Dentist cabinet for oral care

A contabilidade é de suma importância para todas as empresas, pois é a partir dela que será possível manter uma organização de toda a parte financeira e contábil da empresa.

O mesmo acontece em consultórios odontológicos, que oferecem ou não plano empresarial odontologico, e precisam ter um controle de suas receitas e despesas para que o seu negócio seja rentável e tenha crescimento.

Sendo assim, um serviço contábil permitirá que os dentistas possam ter uma clínica sustentável, com a saúde financeira em dia e bem estruturada, evitando futuras dores de cabeça.

Porém, como essa parte burocrática pode ser feita? Quais são as vantagens que isso pode trazer? Você verá tudo isso ao decorrer do nosso conteúdo.

O que é a área da contabilidade e como ela é aplicada em uma clínica?

A contabilidade é uma área que estuda e registra todos os acontecimentos que envolvem o patrimônio de uma entidade, ou seja, uma empresa.

Com o crescimento das organizações a contabilidade se torna cada vez mais essencial por conta da grande quantidade de informações que precisam ser levantadas, registradas e analisadas.

Em um consultório odontológico não é diferente, independente do porte da clínica e os serviços que oferece como plano dentario empresarial, será necessário todo o controle da parte tributária e patrimonial, como:

  • Contas a pagar e receber;
  • Fluxo de caixa;
  • Controle de equipamentos;
  • Criação de balanços e demonstrativos.

Outro fator que torna ainda mais importante a procura de uma pessoa ou empresa especializada em contabilidade para a sua clínica é que durante a graduação em odontologia não são passadas informações concretas sobre o tema.

Sendo assim, sempre procure um contador que tenha essa especialidade para controlar todo o seu patrimônio.

Quais os benefícios da contabilidade para dentistas? 

Agora que sabemos como a contabilidade é importante para todas as empresas, inclusive para consultórios odonto empresarial, iremos abordar quais os benefícios que essa prática irá trazer.

  1. Divisão dos gastos da clínica e dos gastos pessoais

Um dos grandes problemas existentes em pequenas empresas e clínicas é a junção dos gastos específicos do consultório e os do dono do estabelecimento.

Conseguir separar os dois torna todo o processo e apuração de resultados mais certeiro, sendo possível ver os reais lucros e prejuízos.

  1. Melhora o controle do fluxo de caixa

O controle do que é pago e do que é recebido é o primeiro passo para o crescimento da organização.

Com uma contabilidade bem estruturada é possível saber todos os valores a serem recebidos pelos procedimentos realizados, quando eles vão acontecer e se foram feitos por meio de um plano dentario para mei, por exemplo.

  1. Auxilia na validação dos resultados financeiros

Outro benefício que um controle contábil traz para um consultório odontológico é a análise de todos os resultados obtidos de forma organizada por meio de um DRE (Demonstrativo de Resultados Financeiros).

A partir dele todas as movimentações financeiras são documentadas de maneira visual para que seja tomada a melhor decisão em caso de lucro ou prejuízo e o passo a ser dado.

  1. Contribui para uma precificação dos tratamentos de forma correta

Com uma contabilidade organizada, o gestor da clínica odontológica irá conseguir colocar os preços mais justos em seus procedimentos e tratamentos.

Já que esses tratamentos oferecidos possuem diversos custos envolvidos, como equipamentos e produtos, é necessário que eles sejam corretamente estipulados para que um preço justo seja aplicado.

Por fim, será levantado quanto custa o tempo que o dentista está disponibilizando para a realização do procedimento e da equipe que está envolvida em toda a clínica. Além disso, não podemos esquecer de aplicar uma margem de lucro coerente.

Como fazer a contabilidade do consultório odontológico? 

Agora que sabemos de todos os benefícios que a contabilidade pode trazer para uma clínica dentista, vamos ver como aplicá-la de forma correta e eficaz.

O primeiro passo para a sua aplicação é possuir todos os documentos relacionados às movimentações financeiras do consultório, pois ao lançar as despesas e as receitas será possível visualizar os primeiros resultados contábeis.

Posteriormente, será possível acompanhar e estipular quais são os tributos que deverão ser pagos, como imposto de renda e contribuição tributária.

Todo esse trabalho deve ser feito por um especialista que, assim como uma pessoa que sabe os beneficios plano odontologico empresas, irá saber todas as vantagens que sua clínica terá com a contabilidade.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.