Curiosidades

Como se faz um contrato de energia e água em Portugal?

energia e telecomunicações

Sabemos que ano após ano, são muitos os brasileiros que rumam até Portugal para recomeçar uma nova vida. Não é em vão que a comunidade de brasileiros em Portugal é a maior do país!

Embora falemos o mesmo idioma, sabemos que muitas coisas são diferentes, e até mesmo os procedimentos para resolver determinadas coisas também podem mudar, como por exemplo alugar casa ou até fazer um contrato de luz.

Se nesse momento você já está em Portugal ou se tem planos de ir, e não sabe como fazer, no artigo de hoje explicaremos como fazer um contrato de energia em Portugal.

O mercado de energia em Portugal

O setor elétrico no país irmão está em plena expansão. Têm surgido cada vez mais fornecedores de energia, pelo que é importante que faça uma análise das várias empresas que ali fornecem energia.

Como dissemos, existem vários fornecedores, no entanto, é importante destacar as quatro principais: a EDP – Energias de Portugal, é a maior do país, as espanholas Endesa e Iberdrola, e as portuguesas Goldenergy e Galp.

Os preços da energia em Portugal podem ser mais ou menos semelhantes, mas sempre vai encontrar alguma diferença. Analise bem o preço do kwh (consumo) bem como da potência elétrica, pois podem variar de acordo com a empresa.

Contratar energia elétrica

Para começar deve fazer uma comparação de preços e serviços oferecidos por cada empresa. Essa tarefa pode ser um pouco chata, mas é a forma que você tem de economizar dinheiro. Atualmente o setor energético na europa está em um momento um pouco complicado, pelo que é importante economizar em tudo o que for possível.

Se não quiser realizar essa comparação, saiba que existem algumas empresas que se dedicam à comparação das tarifas de energia e até de outros serviços como a água ou telecomunicações. Uma dessas é a Selectra Portugal, uma empresa especializada nesses mercados, e que se forma gratuita pode ajudar você a encontrar os melhores preços e até a contratar energia.

No momento em que decidiu a empresa que quer contratar, deve contatar com ela, e indicar que quer fazer um contrato de energia, e indicar alguns dados:

  • Nome completo do titular da conta
  • Cópia do documento de identificação pessoal
  • Morada completa do local de instalação
  • Forma de pagamento: débito direto ou multibanco? O multibanco é o caixa automático. Portugal tem uma vasta rede de caixas onde é possível você pagar suas contas. Se optar pelo débito direto, deve indicar seu IBAN (número de conta).
  • E-mail para envio de informações e documentos
  • Saber que potência contratada pretende e ainda o tipo de tarifa de energia a contratar.

Além destes dados, e se não tiver essa informação, é importante saber que a empresas lhe vai pedir um código que identifica o contador e o local. Esse código é o CPE, ou seja, código ponto de entrega. No caso de você não ter nenhuma fatura de energia desse local, deve contatar com a EDP distribuição (distribuidora de energia nacional), e solicitar esse código para efeitos de contratação de serviços

Se o meu imóvel já tem energia em nome de outra pessoa, saiba que deve solicitar a mudança do titular do contrato. Por outro lado, se a casa não tiver energia, deve solicitar uma nova ligação de luz. Os dados a apresentar são os anteriores.

A contratação da energia não tem qualquer custo para o cliente.

E como fazer um contrato de água?

Na verdade, o contrato de água é um pouco mais simples de se fazer.

Para começar, deve saber quem é que fornece o serviço de água na sua zona de residência. Importante referir, que as zonas em Portugal são chamadas de municípios e dentro deles os concelhos. Para diferentes municípios, os fornecedores de água em Portugal podem ser diferentes também.

Após contatar com esse fornecedor, deve reunir os seguintes documentos para celebrar o contrato de água:

  • Documento de identificação (em Portugal é chamado de cartão do cidadão).
  • Contrato de arrendamento ou outro documento que prove que você é o ocupante do imóvel.

Embora este procedimento não leva muito tempo, mas para que não ocorra nenhum imprevisto, tente fazer a contratação com duas semanas de antecedência.

De igual forma que o contrato de energia, o contrato de água também é gratuito.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *